top of page
  • w-tbird
  • w-youtube
  • w-facebook
Museu de Arte do Rio

Imagine ver reunidos 8 movimentos artísticos de uma só vez, como numa sinfonia de cores e formas.  É o que você irá encontrar na exposição O COLECIONADOR: o modernismo, o surrealismo, a pintura primitiva, a abstração informal, a abstração construtiva, a nova figuração, a pintura russa, a pintura chinesa fazem parte do precioso acervo guardado por Jean Boghici.  

Jean fundou a Relevo, uma das primeiras galerias de arte do Rio,  em 1961. A partir daí, ele tornou-se também colecionador. Só que diferente dos demais: ele coleciona para si e para os outros, ajudando a formar as principais coleções do país e trazendo artistas e tendências internacionais para o Brasil.

O COLECIONADOR começa com obras-ícones do século 20 que permearam  a Semana de Arte Moderna de 1922 e que, a partir daí, formaram o gosto artístico de cada década. São cerca de 150 obras de uma centena de artistas: os internacionais Fontana, Calder, Max Bill, Morandi, Kandinsky... e ainda o melhor de  Di Cavalcanti, Tarsila, Rego Monteiro, Guignard, Maria Martins.

O projeto cenográfico é de Daniela Thomas e Felipe Tassara. Os textos sobre arte são de Luciano Migliaccio, professor de História da Arte na USP e Unicamp, e a biografia de Jean Boghici é de autoria da jornalista Cristina Chacel. A programação visual é de Jair de Souza. O COLECIONADOR é uma oportunidade rara de ver, num só lugar, a arte do século 20 desfilar diante de seus olhos.

O CO-LE-CI-O-NA-DOR
arte brasileira e internacional na Coleção Boghici

1º de março a 1º de setembro de 2013

2º andar

Curadoria

Leonel Kaz
Luciano Migliaccio

O COLECIONADOR

Realização

Nigge Loddi
Aprazível Edições e Arte

MINISTÉRIO DA CULTURA, SANTANDER E SÃO CARLOS apresentam

bottom of page